Skip to main content

Explore as 10 principais previsões mundiais da IDC para negócios digitais em 2024 e além, diretamente do mais recente IDC FutureScape.

A IDC publicou recentemente seu relatório anual FutureScape,  IDC FutureScape: Worldwide Digital Business Strategies 2024 Predictions . Ele se concentra nos drivers externos que alterarão o ecossistema global de negócios nos próximos 12 a 24 meses e nos problemas que as equipes de tecnologia e TI enfrentarão ao definir, construir e governar as tecnologias necessárias para prosperar em um mundo digital-first.

Há anos, a transformação digital (DX) tem sido o foco de organizações que buscam obter vantagens competitivas e modernizar seus processos e tecnologia. O objetivo: se tornar negócios digitais onde a criação de valor é baseada no uso de tecnologias para processos, produtos, serviços e experiências.

Agora, a era dos negócios digitais (DB) chegou. As empresas estão buscando novos fluxos de receita digital enquanto digitalizam as operações para reduzir custos e aumentar a eficiência. Os gastos com tecnologias digitais estão crescendo, enquanto os gastos tradicionais, não digitais, estão estagnados ou até mesmo em declínio. E a demanda por experiências digitais de clientes, funcionários, parceiros e fornecedores se tornou uma expectativa.

“A transformação digital foi apenas o primeiro passo — para realmente ganhar valor com a mudança, as empresas precisam mudar para um estado inovador”, disse Craig Powers , diretor de pesquisa, Estratégias de Negócios Digitais Mundiais da IDC. “A IDC espera que mais empresas melhorem suas capacidades de inovação até 2024 porque a inovação digital — o processo de idealizar e testar novas tecnologias digitais — é cada vez mais priorizada. O momento para as empresas construírem capacidades inovadoras e culturas de inovação é agora se quiserem permanecer competitivas na era dos negócios digitais.”

 

Vamos analisar mais de perto as dez principais previsões da IDC para estratégias de negócios digitais:

 

  • Previsão 1: GenAI será usado para inovar – GenAI será usado para codesenvolver produtos e serviços digitais, identificando oportunidades de mercado e alocando recursos da empresa. As empresas que utilizam GenAI dessa forma lançarão novos empreendimentos de geração de receita de forma mais eficiente e eficaz, levando a um crescimento mais rápido que seus concorrentes que não usam GenAI terão dificuldade para igualar.

 

  • Previsão 2: O ritmo dos investimentos em tecnologias digitais continuará – Os gastos com tecnologia digital por organizações crescerão sete vezes mais rápido do que a economia geral em 2024, à medida que as empresas são compelidas pelas demandas do mercado a desenvolver modelos de negócios digitais e fortalecer as capacidades digitais.

 

  • Previsão 3: Elevando a IA para a C-Suite – Uma pesquisa recente da IDC descobriu que pouco mais da metade dos CIOs dizem que sua organização tem ou planeja ter um líder individual responsável pela IA, e aproximadamente metade desses CIOs acredita que o líder fará parte da equipe executiva da C-suite.

 

  • Previsão 4: Empresas nativas digitais adotarão a GenAI – Empresas nativas digitais dependem da tecnologia para dar suporte aos seus modelos de negócios disruptivos e criar sua vantagem competitiva. Essas empresas serão as primeiras a adotar a GenAI e investirão pesadamente para aumentar sua vantagem competitiva.

 

  • Previsão 5: Plataformas de negócios digitais permitem sucesso – Plataformas de negócios digitais permitem maior visibilidade nas operações de uma empresa, permitindo maior percepção dos impactos de seus investimentos. À medida que as empresas amadurecem digitalmente, elas descobrem que medir o ROI é mais direto e são mais propensas a construir capacidades de ponta que podem impulsionar iniciativas de receita digital bem-sucedidas.

 

  • Previsão 6: AI Everywhere Supercharge New Digital Business Models – A IDC espera que a combinação de IA preditiva, visão de máquina e capacidades GenAI, e o fornecimento de serviços sob demanda por meio de ecossistemas digitais, assumam uma nova dimensão. Isso abrirá oportunidades para criar novos produtos e serviços para segmentos de clientes que apreciarão o apelo dessas capacidades.

 

  • Previsão 7: Medir o sucesso exigirá novos KPIs – Rastrear o que é realmente relevante para o negócio é essencial para a tomada de decisões estratégicas. Esperamos ver novos indicadores-chave de desempenho (KPIs) implementados que reflitam uma mudança em direção à criação e entrega de produtos, serviços e experiências digitais, que são os atributos definidores de um negócio digital.

 

  • Previsão 8: O digital em primeiro lugar se torna a prioridade de investimento – Os CEOs esperam cada vez mais que o líder de tecnologia de sua organização se concentre em fornecer melhores resultados de negócios, aumentar a agilidade dos negócios e gerar novas receitas por meio de produtos, serviços e experiências digitais.

 

  • Previsão 9: A IA impactará os fluxos de trabalho e impulsionará o retreinamento de funcionários – A adoção em massa da IA ​​trará desafios para os funcionários que veem seu fluxo de trabalho geral e processo de aprendizagem impactados. Para mitigar o impacto negativo e impulsionar a adoção, os funcionários precisarão ser requalificados para trabalhar junto com a GenAI.

 

  • Previsão 10: Tecnologias digitais serão usadas para atingir metas de sustentabilidade – Para atingir suas ambições de sustentabilidade, as organizações exigirão que os líderes de negócios e de TI busquem investimentos em tecnologia digital que sejam duplos: atingir suas metas digitais e, ao mesmo tempo, levar a sustentabilidade em consideração.

 

Essas previsões destacam a importância de as empresas adotarem inovações digitais e uma cultura de inovação para se manterem competitivas. A era dos negócios digitais está redefinindo como as organizações criam valor e se adaptam a um mercado em rápida evolução. As estratégias digitais serão essenciais para garantir o sucesso e a sustentabilidade das empresas em 2024 e além.

 

Fonte: idc.com

Compartilhe