Skip to main content

8 cursos gratuitos de marketing digital para impulsionar o seu negócio

Empreendedores podem acessar os cursos de forma remota e ter direito a certificados

O uso adequado de estratégias de marketing digital pode ser a chave para impulsionar um negócio, fidelizar clientes e manter a visibilidade de uma empresa no ambiente virtual. Com o crescimento das vendas pela internet e do uso das redes sociais como vitrine, dedicar-se a aprender sobre essas práticas e ferramentas é fundamental para obter destaque no mercado.

Para conhecer a área e saber como aplicar o marketing digital ao seu favor, o empreendedor pode estudar sem precisar sair de casa, por meio de cursos online. Há opções gratuitas e com durações variadas.

1 – Marketing digital para sua empresa: primeiros passos (Sebrae)

Voltado para pequenos empreendedores, o curso tem duração de 6 horas e aborda os primeiros passos no marketing digital, com sugestões e dicas de uso de ferramentas digitais. Após a inscrição neste site, o usuário tem 30 dias para concluir a formação, com direito a um certificado.

2 – Fundamentos do marketing digital (Senai)

Com 12 horas de carga horária, o curso sobre fundamentos do marketing digital é uma formação de aperfeiçoamento profissional para que o aluno possa identificar ferramentas e canais de voltados para criação e divulgação de produtos. O Senai, que ministra o curso neste site, exige aos participantes a formação mínima no ensino fundamental. O tempo máximo para conclusão do curso é de 21 dias, a partir da data de matrícula.

3 – Ferramentas de marketing digital (Senac)

O Senac oferece em sua plataforma de ensino um curso sobre ferramentas de marketing digital com 30 horas de carga horária. De acordo com a instituição, a formação tem o objetivo de ensinar os profissionais a posicionar sua marca ou empresa no mercado, dentro do ambiente virtual. Para ter acesso ao certificado, o aluno precisa ter um aproveitamento de 70% ou mais na avaliação final.

4 – Marketing digital para o empreendedor (Sebrae)

O curso ensina a construir e monitorar uma estratégia de marketing digital. Os conteúdos se dividem em seis módulos e abordam temas como o uso de métricas, elaboração de departamento de marketing em uma empresa, marketing de atração de clientes, entre outros. Ao todo, são 2 horas de aulas, com emissão gratuita de certificado. O curso pode ser acessado neste link.

5 – Marketing digital (Programa Alcançar + – Santander)

Hospedado na plataforma do Programa Avançar +, do Santander, o curso de marketing digital tem nove módulos e 1 hora de duração. As aulas são voltadas para empreendedores que desejam aplicar técnicas da área em seu negócio para atrair e reter clientes. Entre os temas tratados estão como definir o nicho de negócios, quais são as melhores redes sociais para usar na empresa, como monitorar resultados de marketing digital, entre outros. Ao final do curso, os alunos têm direito a um certificado.

6 – Marketing digital: planejar para vender pela Internet (Sebrae)

Com foco no público MEI, o Sebrae desenvolveu um curso com duração de 2 horas sobre a influência da internet nos negócios. Os participantes podem estudar sobre planejamento de vendas nas redes e as oportunidades no uso do marketing digital para o negócio. O curso está disponível neste link. Após a conclusão dos estudos, o certificado pode ser emitido pelo aluno e será entregue pelo WhatsApp.

7 – Técnicas de otimização de conteúdo focado em SEO para e-commerce e blog (ESPM)

O curso de SEO oferecido gratuitamente pela ESPM neste site ensina os interessados a analisar os aspectos gerais do marketing para ferramentas de busca e compreender as diferenças entre buscas pagas e orgânicas. A formação tem duração de aproximadamente 2 horas e não prevê a emissão de certificado.

8 – Redes sociais como ferramenta de marketing (Senac)

Com 20 horas de duração, o curso do Senac sobre redes sociais como ferramenta de marketing é voltado para profissionais que atuam como social media e demais interessados. Entre outros temas, são trabalhados conteúdos sobre identificação de público-alvo, ferramentas de pesquisa, construção de marca e divulgação de produtos e serviços. O curso pode ser feito neste link em até 30 dias, com emissão certificado para os casos de aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final.

Compartilhe