Skip to main content

Ferramenta gratuita compara opções e aponta o preço correto para vender nos marketplaces, de acordo com a margem de lucro desejada no e-commerce

Imagem de destaque do artigo

Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificaçãoou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria.

Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual.

A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio.

Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace?

O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são:

  • Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace.
  • Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma.

Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.:

  • Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ);
  • Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários;
  • Contrato social atualizado;
  • Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal;
  • Contrato assinado com a empresa de marketplace.

É possível calcular os números ideais para operar em marketplace?

A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace.

Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços.

Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace?

Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar:

  • Os produtos que irá comercializar;
  • A taxa da categoria dos produtos;
  • Quanto pagará de frete;
  • Qual a margem de contribuição desejada;
  • Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro;
  • Os preços praticados pelos concorrentes.

Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados.

A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos?

Onde eu encontro a calculadora de marketplace?

Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação!

Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram.

Fonte: Sebrae

Compartilhe